sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Entrevista a Nuno Miguel Gaspar da Silva Mesquita

GYMadeira: Bom dia Nuno. Obrigado por teres aceite este nosso convite.
Nuno: Olá, bom dia.
Qual é a tua idade?
Tenho 23 anos.
Qual o teu escalão?
Sou Sénior.
Qual o Clube a que pertences?
Represento o Club Sport Marítimo.
Qual a modalidade que praticas?
Pratico Trampolins.
O que te levou a escolher esta modalidade?
De várias modalidades que pratiquei acho que os trampolins são a que transmite mais liberdade, controlo do nosso próprio corpo e algumas sensações que noutros desportos não sentimos.
O que mais gostas na Ginástica?
O convívio, as amizades que criamos e claro alguma competição. Só assim é que nós tentamos superar os nossos limites e os nossos medos.
Quais os aspectos que consideras importantes para se ser um bom ginasta?
Para mim um bom ginasta é aquela pessoa que gosta de aprender, dá o seu máximo nos treinos e que gosta de treinar a modalidade com prazer e não por obrigação. Eu considero qualquer ginasta bom desde que mostre dedicação no que está a fazer. Pode não ser tão bom como outro colega mas se tiver vontade e empenho nos treinos vai com toda a certeza superar as suas dificuldades e tornar-se… melhor.
Quais os objectivos para esta época desportiva?
Para esta época os meus objectivos principais são: perder alguns “medos” (…risos), aprender novos saltos técnicos e ir aos Campeonatos Nacionais de Trampolim (cama elástica) e Mini Trampolim.
Quais são os teus melhores resultados desportivos?
As minhas melhores classificações são: 8º classificado na Prova Qualificativa de Duplo-Mini Trampolim 2009; 1º classificado no Campeonato Nacional de Duplo-Mini Trampolim 2009, por equipas; 11º classificado no Campeonato Nacional de Duplo-Mini Trampolim 2009; 23º classificado na Prova Qualificativa de Trampolim Individual 2009 e 6º classificado no Campeonato Nacional de Trampolim Sincronizado 2009.
Achas que a R.A.M. dispõe de boas condições para a prática da tua modalidade?
Eu acho que podia ter melhores condições porque o material é pouco para as pessoas que particam este desporto. Como os ginastas têm que montar e desmontar todo o material em todos os treinos, perde-se mais ou menos 15 minutos que podiam ser aproveitados para treino efectivo. Como temos que fazer os aquecimentos para prevenir lesões são mais 15 minutos e com isto tudo já se foi meia hora de treino que podia ser aproveitada de outra forma.
Qual a competição gímnica que gostarias de ver, ao vivo, na R.A.M.?
Devido aos desportos que pratiquei gostava de ver Ginástica Acrobática e Trampolins.
O que achas do Projecto GYMadeira?
Eu acho que o projecto é bom, dá a conhecer as modalidades gímnicas praticadas na Madeira. E é bom para dar a conhecer o que cada modalidade pode dar a nível de emoções.